
Coparentalidade maligna e festas de fim de ano
As festas de fim de ano celebram paz e alegria. No entanto, para algumas pessoas, pode ser um momento psicologicamente difícil em razão de separação ou divórcio, principalmente quando há filhos ainda pequenos.
Como os filhos são o…

Festividades e saúde mental
O final do ano pode ser um período desafiador para a saúde mental de muitas pessoas. A pressão para cumprir metas, o excesso de compromissos sociais e as expectativas em torno das festividades podem gerar ansiedade, estresse e até sentimento…

Para auxiliar psicologicamente os gaúchos
A tragédia que ainda assola nosso estado irá exigir muito trabalho de reconstrução. De um lado, reconstrução material: casas, estradas e pontes. De outro, a reconstrução emocional de nosso povo, isto é, daquelas pessoas que sofreram…

Falsas memórias coletivas: da literatura para o direito e outros exemplos – Parte II
II parte do artigo
Falsas memórias coletivas: da literatura para o direito e outros exemplos
Link: https://publicacoes.ibccrim.org.br/index.php/boletim_1993/article/view/1021

Sete sugestões úteis para advogados: provas periciais psicológicas
1a. Assim que o advogado(a) receber a designação do cliente, sugere-se indicar imediata e formalmente seu assistente técnico na matéria. É fundamental que o(a) advogado(a) se envolva imediatamente com a figura de um especialista no assunto,…

Falsas memórias coletivas: da literatura para o direito e outros exemplos – Parte I
Artigo do Prof. Jorge Trindade no IBCCRIM - Parte I
As falsas memórias são um fenômeno de ocorrência comum nas percepções humanas, e têm implicações clínicas e jurídicas de diversos espectros de impacto. Coletivamente, o…

A separação dos amantes
Nunca como na pós-modernidade aconteceram tantos progressos científicos e tecnológicos em tão curto espaço de tempo em toda a nossa história. Basta referir as conquistas da internet e dos meios de comunicação instantânea à disposição…

A separação dos amantes: da perda à restauração
A separação daqueles a quem se ama gera um sentimento que obrigatoriamente tangencia o tema da morte. No caso, da morte em vida.
De fato, o predominante é o sentimento de perda que remete a uma via de mão dupla. Em uma direção, corre…

Violência sexual contra mulheres
A violência sexual contra mulheres é um fenômeno preocupante. Do total de vítimas de estupro na última década, no Brasil, o qual atingiu a cifra de 583.156 pessoas, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (2022), 88,2%…

Ano Novo 2024: novas esperanças
O Ano Nova nasce trazendo novas expectativas. Sonhos renascem. Sentimentos brotam do coração com maior facilidade e no sentido da fraternidade. São as novas esperanças. Deixem-se levar por elas. Permita-se conjugar o verbo esperançar.
Mas…

Depressão e fim de ano
A chegada do fim de ano suscita questões de passado e futuro. Como foi e como será. Exige respostas e novas perguntas. Descanso das lutas ocorridas no ano que finda e ação e energia para o ano que se inaugura. Esse movimento de transição…

IARGS fecha convênio com a Universidade Fernando Pessoa
A Universidade Fernando Pessoa (UFP), com sua origem nos anos 1980, é reconhecida por sua inovação no ensino e pesquisa. Comprometida com a formação integral e ética de seus alunos, a UFP oferece cursos em Ciência e Tecnologia, Ciências…

A lei de alienação parental sob nova proposta de revogação
A lei de alienação parental encontra-se novamente ameaçada de revogação. O PL 1.372 apresentado pelo Senador Magno Malta foi aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e pretende revogar integralmente a Lei de Alienação Parental. O PL…

Somos uma sociedade de cabeça baixa?
Nas avenidas das grandes cidades, as pessoas atravessam a rua olhando para o smartphone, de cabeça baixa. Nos automóveis, enquanto parados na sinaleira (às vezes mesmo em movimento), as pessoas de olho nas mensagens. WhatsApp, Facebook ou…

Forma é garantia: a prova pericial psicológica e seus fantasmas
Entrou em vigor, no dia 28 de maio, a Resolução CNJ nº 487/2023, que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário. A resolução está baseada na dignidade da pessoa humana e nos direitos fundamentais. Para isso, adota o modelo…

A Política Manicomial
Entrou em vigor, no dia 28 de maio, a Resolução CNJ nº 487/2023, que institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário. A resolução está baseada na dignidade da pessoa humana e nos direitos fundamentais. Para isso, adota o modelo…